sexta-feira, 22 de agosto de 2014

"De boas intenções, o céu tá cheio!"

Uma das vantagens de se ter um blog é que posso escrever aquilo que penso e acredito e que, aqueles que leem, podem refletir, ainda que não concordem, sobre o que escrevo. 

Há alguns dias que venho pensando sobre a forma como muitos de nós vive. Temos a triste mania de ver sempre o lado ruim das coisas. O que me fez refletir sobre isso foi o polêmico "desafio do gelo". Eu realmente me diverti ao ver famosos tomando banho com um balde de gelo e fiquei feliz com aqueles que acreditaram na causa e fizeram suas doações. Imediatamente, começaram a pipocar também os críticos que, mesmo sem saber quem doou ou não, diziam ter sido o movimento apenas uma maneira de se auto promover. Acredito que para alguns isso foi sim uma maneira de "aparecer", mas quem sou eu para julgar as intenções das pessoas?! Eu prefiro acreditar, ainda que sendo considerada ingênua, que muitos deles fizeram sua doação e acredito também que ainda que apenas um deles tenha feito a doação, já valeu a pena. Se apenas $100 tiverem sido doados, apesar de tantos baldes de gelo, alguém com certeza vai ser beneficiado com isso.

Alguns vão me questionar e ainda vão lembrar do conhecido jargão de que "de boas intenções, o inferno tá cheio". Eu prefiro acreditar que, muito mais cheio do que o inferno, está o céu de boas intenções. Acredito nas boas intenções dos que lançaram o desafio, daqueles que ajudaram e não vejo a ação como um simples desperdício de água. Até peço desculpa por estar julgando, mas já me julguei também em relação a isso. Será que eu e todos vocês estamos realmente preocupados com as crianças que morrem de sede na África? Lembramos disso durante nossos demorados banhos? Ou quando mergulhamos em uma deliciosa piscina em um dia ensolarado? 

Vamos julgar menos as intenções do outro. Vamos acreditar que, antes de uma medida de auto promoção, uma causa nobre tem sido beneficiada. Quem já teve contato com um paciente com ELA sabe do quão difícil e dolorosa é esta doença! A causa é nobre e não vai deixar de ser porque 2 ou 3 ou 1000 jogaram um balde de gelo na cabeça para se auto promover.

A campanha do "desafio do gelo" é apenas um exemplo que falou comigo de como podemos encarar a vida. Devemos nos apegar ao lado ruim das coisas ou devemos ver que, sim, o céu tá cheio de boas intenções?! Valorize as qualidades e as atitudes nobres daqueles que o cercam e aprenda a conviver com os defeitos. Como diz a famosa frase: "Já que não podemos mudar o mundo, sejamos a mudança que queremos nele". 

Como disse uma amiga (espero que ela não se importe por colocar isso aqui): "Generosidade...vindo de quem nem se espera. Obrigada, Deus! É por isso que eu confio e sigo a fazer amigos e a confiar no ser humano, porque de um grupo inteiro de pessoas do bem, um babaca ou outro pouco significa. O que se perde é pouco diante do muito que se ganha".

Eu tenho procurado fazer isso na minha vida! Procurado ver o lado bom de tudo! E sigo a acreditar no ser humano.

Não quer contribuir com a campanha em benefício da ELA (eu também não contribui), não faça. Mas basta olhar para o lado que tem alguém precisando de você. Do seu sorriso, do seu abraço e, muito mais do que tudo isso, do seu amor.

2 comentários: