sexta-feira, 13 de junho de 2014

Catarina, um nome forte

Acho que a coisa que as pessoas mais gostam na vida é pegar na barriga de mulher grávida e puxar papo. Comigo não foi diferente. Tudo bem que só deu para notar que eu estava grávida lá pelo 5º/6º mês. Em qualquer lugar as pessoas perguntavam: - Menino ou menina? - Menina! - E como vai chamar? - Catarina! Uns diziam que era lindo, outros não comentavam se gostavam ou não. Mas era quase unânime a opinião de que Catarina era um nome forte. Catarina sempre se chamou Catarina, ainda antes de ser gerada. E eu, particularmente, gosto de nomes fortes.     

O que eu não imaginava era que por trás de um nome forte, existisse um ser humano tão mais forte. Não falo como mãe coruja, mas como alguém que foi muito impactada por ter tido esta pequena na vida. Catarina conquistou a todos que tiveram a oportunidade de conhecê-la, até aos que não estiveram fisicamente com ela. 

Ela era tão fofa, mas pequenina, nasceu com 2.860g e apenas 45 cm. Durante doze dias, lutou como uma guerreira. Quando as minhas forças pareciam acabar, a simples presença dela, tão plácida, tão em paz, me revigorava e me fazia seguir em frente. Catarina me ensinou neste tempo coisas que durante 27 anos não entendi. Conheci o amor de mãe, o mais nobre de todos os sentimentos. Conheci em mim um força que não sabia que existia. Aprendi a respeitar mais o outro. Aprendi a olhar para o outro com mais amor e menos julgamento. Aprendi uma medicina que não se aprende nos livros. Uma medicina mais humana, entendendo que cada médico tem vários pacientes, mas que para cada paciente, existe um "único" médico, no qual ele deposita toda a confiança. Aprendi, sendo paciente/mãe de paciente, a ser uma médica melhor. Aprendi, principalmente, sobre o amor. O amor de Coríntios 13, aquele que tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta. O amor que nunca falha. Aprendi do amor ao próximo. Aprendi mais do amor de Deus. 

Obrigada, filha, por ser a melhor parte de mim! 


                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário