quarta-feira, 11 de junho de 2014

Que todos nós tenhamos a "paciência de Jó"

Engarrafamento tem destas coisas. Ontem, indo para o trabalho, peguei um pequeno engarrafamento, o que me permitiu refletir sobre algumas coisas. Já há alguns dias, Deus tem me trazido a meditar sobre a vida de Jó. Para os que não conhecem, basta ler o livro de Jó no Antigo Testamento, para os que não querem conhecer, certamente já ouviram, ao menos, a expressão: " Fulaninho tem paciência de Jó". 


Deus permitiu que todas as coisas fossem retiradas de Jó, menos a sua vida! Em nenhum momento, Jó, com toda a sua dor, abandonou a Deus. Nos momentos de fraqueza, Jó chegou a questionou a justiça de Deus, mas nunca se voltou contra Deus. No capítulo 1, v. 21, Jó disse: "Nu saí do ventre de minha mãe, e nu retornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor". E o v. 22 completa: "Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma". 

A história da vida de Jó me levou a refletir sobre a minha história de vida. Jó era um homem de posses, com uma grande família e tinha sua saúde em perfeita ordem. A Bíblia fala ainda que Jó era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. Alguns podem pensar... assim é fácil ser íntegro e reto e temer a Deus quando se tem todas as coisas a disposição. 

Não acho errado pensar assim. Por que? Vamos a minha história: Juliana, 27 anos, filha de pais cuidadosos e carinhosos, que a amam muito e que sempre fizeram o que podiam e o que não podiam para oferecer o melhor. Nunca foi a melhor aluna da turma, mas sempre foi considerada uma boa aluna. Sempre cercada de muitos e bons amigos. Passou no vestibular de primeira. 6 anos depois se formou médica. Novo concurso, aprovação, 3 anos depois, concluiu sua residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Neste ínterim, se casa com o homem da sua vida e vivem juntos um excelente casamento (não é perfeito! Mas nos esforçamos para ser o melhor possível). Condição financeira boa, o que lhes permite fazer algumas viagens, sair com amigos e usufruir das coisas que mais gostam de fazer. Cerca de 2 anos e meio depois do casamento, inesperadamente, Juliana descobre que está grávida. 

Esta é a história de Juliana, prazer, eu sou Juliana, este é o resumo da minha história. Daí que, há cerca de 7 anos, Deus me permitiu ter um experiência muito forte com Ele, onde pude verdadeiramente entender os planos de Deus através do sacrifício de Jesus e passei a adorá-lo, entendendo Sua paternidade e Sua soberania sobre a minha vida. Durante estes quase 7 anos, confesso que foi "fácil" estar e permanecer nos caminhos de Deus. Para alguns, minha vida era quase "perfeita". Orar a Deus para que fosse feita a vontade dEle na minha vida e através da minha vida era "fácil". Orar a Deus e dizer: Senhor, eis me aqui, envia-me a mim, era "fácil". Orar o Pai Nosso e dizer: "seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu", era "fácil". É muito "fácil", quando os planos de Deus estão perfeitamente alinhados com os nossos planos. Difícil é quando os planos de Deus estão muito, muito distantes dos nossos planos, talvez até em direções completamente opostas.

Juliana dá a luz e nasce Catarina! Fruto de um sonho de Deus, pois Juliana e seu esposo não estavam planejando a chegada desta filha. Só que Deus levou para si aquele sonho e Catarina, 12 dias após o seu nascimento, foi morar com Ele. É aí que começa o "problema". Os desejos e planos de Juliana começaram a se distanciar dos planos de Deus. Durante os 12 dias que Juliana pode viver este sonho, em nenhum deles ela orou pedindo a Deus que fosse feita a Sua vontade. Juliana orava incessantemente para que fosse feita a vontade dela e que Deus permitisse que ela pudesse criar a sua filha. Diante de toda dor que ela sentia, vendo sua filha cheia de tubos e aparelhos, em um ato extremamente egoísta, ela deseja tão somente ter sua filha com ela. Foi, neste momento, que Juliana entendeu o quanto era difícil adorar a Deus na adversidade, quando os planos dEle não estão alinhados aos seus planos. Somente pela graça e misericórdia de Deus, que Juliana conseguiu seguir em frente. Clamando a Deus pelo entendimento de que Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Deus tem ensinado a Juliana que é na adversidade que Deus reconhece os Seus. É quando uma lágrima escorre pelo rosto, que Deus enxuga e diz: Filha, eu estou contigo, mas foi necessário que assim fosse. Catarina está comigo e seria muito mais fácil para mim tê-la curado. Eu choro com você as suas lágrimas e o meu coração se entristece junto ao seu, mas Eu estou aqui sempre ao seu lado e nunca te abandonei. Mas foi necessário que assim fosse, porque a obra que Eu precisava fazer na sua vida e através da sua vida é muito maior do que você pode imaginar. Sua ferida vai cicatrizar, mas para sempre continuará lá, para que você lembre sempre que Eu sou o teu Deus e que esta é a marca da sua promessa. Como você incessantemente cantou enquanto estava no hospital: "Eu tenho a marca da promessa! Catarina tem a marca da promessa, que Ele me fez!"

Glorifique a Deus mesmo que doa, glorifique a Deus ainda que sua ferida esteja sangrante e ainda que os planos dEle estejam longe dos seus planos, porque: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem penetrou no coração do homem, aquilo que Deus tem preparado para aqueles que O amam" 1Cor 2:9.

Não escrevo como quem quer dar lição de moral ou que deseja que a carapuça sirva a outro, mas tão somente a mim. Não sou perfeita. Passo muito longe disso, quem verdadeiramente me conhece, sabe. Escrevo como uma forma que Deus me deu de aliviar a minha dor. Na intenção de dividir e ajudar com aquilo que Deus tem me dado. Porque: " Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante" Ec 4:9-10. Obrigada aos que tem me ajudado a levantar.

Um comentário:

  1. Jujuba,
    E no meio da dor, renasce uma linda flor! O deserto vai passar e no seu coração brotará uma única certeza: Deus é real e Seu amor é infinitamente maior de tudo aquilo que imaginamos...
    Como diz uma música que gosto, a verdade é que "se é na fraqueza do meu ser, que manifestas Teu poder, eis me aqui, dependo de Ti, preciso de Ti, Senhor". A força virá, aliás tem vindo, isso é notório, e com ela também a busca incansável em depender totalmente desse amor divino, que aquece a alma e nos ergue novamente para viver os propósitos Dele!
    Amo vocês!
    Com carinho,
    Nereida

    ResponderExcluir